Notícias
Assine a Folha
Busca

Pião invertido

José Faria Júlio nasceu em 1966, na cidade de Santa Luzia, região metropolitana de Belo Horizonte (MG). Cresceu num lugar onde o que predomina é a cultura popular, como as festas religiosas.

Depois de investigar a cultura das crianças em vários locais do Brasil, Faria tornou-se brincante. Brincante é aquele que resgata a cultura da infância. Além de trabalhar com brinquedos, ele também coleciona brincadeiras antigas para repassar às crianças espalhadas pelo país.

Se tem uma coisa que Faria nunca esquece é o baile que um pião deu nele. Quando menino, ele passou mais de um ano e três meses angustiado porque seu pião sempre rodava de cabeça para baixo.

Ele aprendeu a brincadeira com o pai. Um dia, o avô de Faria percebeu o erro e a tristeza do neto, que por apenas um detalhe não fazia o brinquedo rodar em pé.

A verdade é que o garoto segurava o pião de cabeça para baixo para enfiar a fieira, mas nunca girava a mão para cima na hora de arremessá-lo. Desde então, o menino virou mestre do pião. Hoje em dia, para evitar outras angústias, Faria nunca se esquece de repassar para as crianças o truque ensinado por seu avô.