Notícias
Assine a Folha
Busca
Anterior Próxima

Buraco

Jeito de brincar

As crianças da Amazônia fazem essa brincadeira com caroços de tucumã, que é uma palmeira. A brincadeira é um tipo de bolinha de gude. Cada participante tem que ter seu caroço de tucumã para jogar.

Primeiro, os participantes fazem três buracos no chão de terra. Os buracos devem ter uma distância de uns três metros um do outro.

A uma distância de três metros do primeiro buraco, cada um dos participantes inicia o jogo, lançando seu caroço para encaixá-lo no buraco.

Aquele que acertar o buraco tem que tentar jogar os outros caroços, que estão perto do buraco (e não dentro dele), para o mais longe possível, dificultando a jogada dos colegas. Os que não acertaram o buraco têm que tentar acertar lançando o caroço de onde ele está agora.

A cada rodada, só um participante pode acertar o buraco. Se todos acertarem numa mesma jogada, eles têm que jogar o caroço de novo até que só um deles acerte.

Avançam, então, para o segundo buraco, seguindo as mesmas regras. Lançam o caroço para o terceiro buraco e, depois, fazem o caminho de volta.

Aquele que chegar primeiro no fim vence.

Origem
Oriximiná (PA)