Notícias
Assine a Folha
Busca

Sete pecados

Jeito de brincar

É feita no chão uma quantidade de buracos correspondente ao número de participantes --se houver quatro crianças na brincadeira, por exemplo, devem ser feitos quatro buracos. Os buracos devem estar dispostos em linha, um do lado do outro. Cada participante escolhe sete pedrinhas, que ficam do lado do seu buraco. As pedrinhas representam os pecados.

Uma criança é escolhida para ser a manja (o pegador).

Um bola pequena é rolada na área dos buracos. Ela tem que cair em um dos buracos. O dono do buraco onde a bola cair vai ser perseguido pela manja. A manja, ou o pegador, sai correndo atrás do fugitivo. Se o manja conseguir queimar quem ela persegue, essa criança perde uma das pedrinhas, que é colocada no buraco.

Mas o fugitivo, que vai tentar escapar do manja, tentará despistar a manja para colocar uma pedrinha no buraco dela. Se o fugitivo consegue colocar uma pedrinha no buraco da manja, inicia-se uma próxima rodada.

Os participantes escolhem um pique. Quando os participantes estão no pique, a manja joga bola para o alto para dar chance de o colega escapar.

Quem pegar sete pecados (ou ter as sete pedrinhas colocadas no buraco) tem que ir para a parede. Lá levará sete boladas de cada um dos participantes.

Origem
Manacapuru (AM)