Cabo de guerra 2
Jeito de brincar
A brincadeira pode ser feita de quatro maneiras diferentes:
Tradicional - Uma corda é dividida igualmente ao meio e um lenço amarrado marca o meio da corda. De cada lado dela fica uma equipe.
Quando a brincadeira começa, cada equipe começa a puxar a corda para seu lado. Ganha a equipe que puxar a maior parte da corda para seu lado ao fim de um minuto.
Cadeia - São formadas duas equipes, cada uma com um chefe. Depois, desenha-se uma linha no chão para dividir o território de cada time.
Os dois chefes seguram, um de frente para o outro, uma vara atravessada por cima da linha.
As equipes formam uma fila atrás de seu chefe, segurando o que está na sua frente pela cintura. O primeiro da fila também segura o chefe pela cintura e todos o puxam para trás.
O objetivo é fazer o maior número de adversários atravessarem a linha ao fim de um tempo marcado.
Para tornar a brincadeira mais difícil, pode-se desenhar uma segunda linha, a 1,5 metro da primeira. Ganha a equipe que fizer a outra atravessá-la primeiro.
Em fileira - Uma linha é traçada no chão e duas equipes formam uma fileira de mãos dadas para cada lado. O primeiro de cada fileira dá a mão para o adversário.
O objetivo é fazer todos os outros jogadores adversários atravessarem a linha.
Quando um jogador é puxado para o lado do outro time, ele passa a fazer parte da equipe adversária.
Guloseima - Brincam duas pessoas.
No meio de um barbante amarra-se uma bala ou outro doce.
Cada participante fica com uma ponta do barbante na boca e, quando a brincadeira começa, tem que, sem encostar a mão, fazer o barbante entrar em sua boca até chegar ao doce.
Quem chegar primeiro pode comê-lo.