Cinco-Marias
Jeito de brincar
As dez marias (saquinhos de arroz ou pedrinhas) ficam espalhadas pelo chão. O jogador tem que escolher uma das almofadinhas, jogá-la para o alto, pegar outra no chão e pegar a que está no alto antes que ela caia.
Quem errar passa a vez para outro e depois retoma de onde parou. Quem conseguir pegar todas vai para a próxima etapa, onde tem que pegar duas Marias antes de segurar a que está no alto.
Na terceira etapa, ele tem que recolher três Marias por vez, antes de pegar a que está no alto. A última que sobra é pega sozinha.
Na quarta etapa, é preciso pegar quatro Marias por vez e, depois, as duas que sobraram.
Na quinta etapa, todas as Marias são colocadas de volta no chão. Com uma das mãos, o jogador tem que fazer uma espécie de ponte no chão. Enquanto uma Maria é lançada para o alto, outra tem que passar por debaixo da "ponte", antes que a que está no alto seja apanhada.
Na sexta etapa, duas Marias por vez têm que passar por debaixo da ponte.
Na sétima, o participante tem que passar três Marias por debaixo da ponte, sem nunca deixar a que está no alto cair.
Na oitava, ele deve passar quatro Marias por debaixo da ponte.
Na última etapa, cinco Marias são lançadas para o alto ao mesmo tempo e o jogador tem que tentar pegá-las com as costas da mão.
Ganha quem conseguir cumprir todas as etapas ou quem, ao final, conseguir pegar o maior número de Marias jogadas para ao alto.
Dica
peça ajuda a um adulto para costurar as Marias.