Notícias
Assine a Folha
Busca
Anterior Próxima

Jogo da bugalha

Jeito de brincar

O objetivo do jogo é conseguir pegar pedrinhas no ar e no chão ao mesmo tempo. Ganha quem completar as seis fases, que têm regras diferentes:

1ª fase: o participante tem que jogar todas as pedras para cima e tentar aparar o máximo delas com as costas da mão. Cada pedrinha que fica nas costas da mão vale dez pontos

2ª fase: joga-se uma das pedras, escolhida pelo adversário, para cima. Antes que ela caia novamente, o jogador tem que pegar outra do chão e, em seguida, separar a segunda pedrinha ao lado. Esse movimento (jogar, pegar, separar) é chamado de jogada e repete-se até que acabem as peças.

3ª fase: a criança faz o mesmo que na fase dois. A diferença é que, nas jogadas, é preciso pegar duas pedras por vez.

4ª fase: igual à fase dois, mas na primeira jogada pega-se só uma pedra. Na segunda, são três.

5ª fase: com as cinco pedras na mão, o participante tem que jogar uma para cima e colocar as outras quatro no chão. Depois, é preciso jogar a mesma pedra para cima novamente e pegar as quatro do chão antes que a de cima caia.

6ª fase: com uma mão, a criança faz um gol, deixando o polegar e o indicador apoiados no chão. Depois, joga uma peça para cima e bate com a palma da mão em uma das pedras que estão no chão, para fazê-la entrar no gol. A última deve ser empurrada para o gol com uma única palma. As outras, com duas.

Cada vez que a pessoa termina essa sequência, tem que voltar ao início, somando os pontos da jogada anterior. Quem errar passa a vez para o adversário até ele errar e depois continua do início da fase em que tinha parado. Para iniciar as fases 2, 3 e 4, as peças têm que ser jogadas no chão. No lugar das pedras, podem-se usar saquinhos de tecido cheios de arroz ou sementes.

Origem
São Paulo (SP)