Rola toco
Morar na beira do rio tem lá suas vantagens, principalmente quando se é criança. Quem conta tudo o que aprontou na infância inundada pelas águas dos rios amazônicos é o ator Raimundo Nonato Chacon, que nasceu em 1953, em Manaus (AM).
Ele morava num bairro próximo ao rio Negro, que, com o Solimões, forma o rio Amazonas. A beira do rio era cheia de serrarias, com aquelas toras de madeira, algumas jogadas por ali mesmo.
O cenário era motivo para diversão. "A gente brincava de rolar pelos tocos e cair na água. O nome era rola toco", lembra Raimundo, que, hoje, vive em Roraima.
Ele conta que a turma saía do bairro de Aparecida e ia até o bairro de São Raimundo, pelo rio, "rolando o toco, caindo n’água, dando mergulho, nadando, derrubando uns aos outros". E "ganhava quem conseguisse ficar mais tempo rolando toco".
Ele lembra que, quando somos pequenos, as distâncias parecem maiores. "A gente ficava uma manhã toda no rio, rolando toco. Lá, a gente aprendia a nadar no fundo."
O campeão da brincadeira era quem conseguisse ficar mais tempo se equilibrando nas toras. "Mas geralmente todos caíam na água."