Amarelinha

Riscar o chão para sair pulando é uma brincadeira que vem dos tempos do Império Romano.

A amarelinha original tinha mais de cem metros e era usada como exercício de treinamento militar. Os soldados corriam sobre a amarelinha para melhorar as habilidades com os pés.

As crianças romanas, então, fizeram imitações reduzidas do campo utilizado pelos soldados. E acrescentaram numeração nos quadrados que deveriam ser pulados.

Hoje as amarelinhas têm formatos de caracol, quadrado e geométricos, que lembram o corpo de um boneco. A quantidade de casas pode também variar bastante.

As palavras céu e inferno podem ser escritas no começo e no final do desenho, que é marcado no chão com giz, tinta ou graveto.

Mas as crianças também escrevem palavras como mundo, sol e lua nessas áreas, geralmente de descanso.

Existem variantes de amarelinha em que há áreas de descanso (local onde se pode pisar com os dois pés, por exemplo) nas laterais.

Usando pedra, caco, saquinho, casca de banana ou "alguma coisa pesadinha" (como dizem as crianças), os participantes pulam amarelinha saltando (com um e dois pés) ou chutando.

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
O que pula

Macaca, avião, academia, cademia, sapata, amarelinha, tô-tá, xadrez, macacão, cancão, boneca, casco e queimei são alguns dos nomes da brincadeira de amarelinha pelo país.

Amarelinha variações por região variações da brincadeira