Amarelinha 9
Jeito de brincar
Os participantes fazem um desenho como o que está indicado ao lado. O primeiro jogador tem que lançar a pedra para a casa "segunda" e saltar com um pé direto para a casa "terça".
Em seguida, tem que girar o corpo até ficar de frente para a casa "segunda" e, com o pé que está no chão, chutar a pedra para fora da figura. Depois deve pular, de volta para a casa "segunda", e sair do desenho.
Para recomeçar, basta lançar a pedra na casa "terça" e pular para a casa "segunda" e depois para a "quarta", sem pisar na "terça".
Na "quarta", o participante tem que girar o corpo até ficar de frente para a casa "terça", chutar a pedra para fora da figura e voltar pulando para as casas "terça" e "segunda" até sair novamente.
Aí é só jogar a pedra para a "quarta" e assim por diante, mas sem atirar a pedra nas casas "sexta" e "sábado". Tem que ir da "quinta" para o "domingo".
O jogo acaba quando a pessoa joga a pedra na casa "céu". Depois, ela tem que pisar com os dois pés na casa "o mundo", girar o corpo, chutar a pedra para fora da casa "céu" e voltar para o começo pulando.
Regras
- Só pode pular com o mesmo pé com que começou o jogo (não vale trocar de pé).
- Não pode pisar na linha ou fora do quadrado.
- Não pode pisar no quadrado em que estiver a pedrinha.
- Não pode jogar a pedrinha no quadrado errado.
- Quem errar passa a vez para o seguinte.
- Sempre que o jogador que errou voltar, ele recomeça de onde estava.
- Ganha quem conseguir chegar ao céu primeiro sem errar.