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Maré

Jeito de brincar

As crianças riscam no chão um desenho como o indicado ao lado e decidem quem vai começar a brincadeira, que é dividida em oito fases.

Na primeira etapa ("maré"), o primeiro participante joga a pedrinha na casa 1 e pula a casa 2 com um pé só, as casas 3 e 4 com um pé em cada número, a casa 5 com um pé só e as casas 6 e 7 com um pé em cada número. No céu, pode-se pisar com os dois pés e descansar. O jogo segue assim até a casa 7, se o jogador não errar. Quando completa o percurso, o jogador muda de fase.

Na segunda etapa ("copinho"), o participante tem que pular a maré equilibrando a pedra em cima da mão fechada, como se estivesse segurando um copinho. Ele pula seguindo as mesmas regras da fase anterior. Quem conseguir completar a maré sem derrubar a pedra da mão passa para a próxima etapa.

Na terceira etapa ("mãozinha"), a criança pula equilibrando a pedra na palma da mão, virada para cima. E segue as mesmas regras das etapas anteriores.

Na quarta etapa ("viradinha"), o participante tem que pular equilibrando uma pedra nas costas da mão. E repete tudo das fases anteriores.

Na quinta etapa, a pedra tem que ficar presa no peito do pé ou entre o dedão e o indicador do pé. E segue as regras anteriores.

Na sexta etapa, a pedra tem que ficar presa atrás do joelho. Todos repetem os movimentos das fases anteriores.

Na sétima, o jogador deve segurar a pedra na mão e pular de olhos fechados. A cada casa que pula, o jogador deve perguntar: "Boi?" Se ele tiver pisado na linha ou fora da maré, os outros respondem: "Não". Se errar, eles respondem "boitão", e o jogador passa a vez.

Se passar desta etapa, o participante vai para a última, a "cara prata". Fica de costas para a maré e pergunta: "Cara prata?". Quando os outros dizem "cara", ele joga a pedra por cima do ombro, tentando acertar uma das casas. Se acertar, ele desenha nela a inicial de seu nome e ganha a partida.


Regras

  • Só pode pular com o mesmo pé com que começou o jogo (não vale trocar de pé).
  • Não pode apoiar a mão ou o outro pé no chão para pegar a pedrinha.
  • Não pode pisar na linha ou fora do quadrado.
  • Não pode pisar no quadrado em que estiver a pedrinha.
  • Não pode jogar a pedrinha no quadrado errado.
  • Quem errar passa a vez para o seguinte.
  • Sempre que o jogador que errou voltar, ele recomeça de onde estava.
  • Ganha quem completar primeiro todas as fases.
Origem
Medina (MG)
como brincar?