Notícias
Assine a Folha
Busca
Anterior Próxima

Mundo carta

Jeito de brincar

Os participantes (dois, no mínimo) riscam no chão o desenho que pode ser visto ao lado, clicando em "Como faz". Cada participante deve ter uma pedra. O objetivo do jogo é conquistar casas.

O jogador lança a pedra na casa 1 e pula com um pé só nesse quadrado.

Sempre pulando com um pé só, ele vai chutando a pedra de casa em casa enquanto salta, avançando até a casa 8.

Mas a pedra não pode queimar a linha ou pular casas -por exemplo, passar diretamente da casa 2 para a casa 4. Se isso acontecer, ele passa a vez para o outro participante.

Quando um participante completa uma rodada sem errar, ele fica de costas para a amarelinha e lança a pedra em direção a uma das casas.

A casa onde a pedra cair será sua, e ele batiza (marca) a casa com um símbolo (uma flor, um coração, uma folha etc.). Se a pedra que o participante jogou não cair em nenhuma casa, ele passa a vez para o outro jogador.

Quando o jogador conquistar uma casa, ele pode batizá-la fazendo um símbolo (uma flor, um coração, uma folha etc.). Naquela casa, só ele pode pisar. E pode ser com os dois pés.

O outro participante que for jogar não pode pular na casa batizada pelo adversário. Por exemplo: se a casa batizada é a 5, ele chuta a pedra da casa 4 diretamente para a casa 6.

Na casa em que o jogador errar (a pedra queimar a linha, por exemplo), a pedra ficará parada ali. Ele passa a vez para o adversário e, quando voltar a jogar, pula a partir da casa 1 até a casa 3 e, de lá, continua chutando a pedra, avançando no jogo.

Quanto mais o jogo avança, mais difíceis se tornam as jogadas. Isso porque os participantes vão conquistando casas e, assim, têm cada vez menos quadrados onde podem pular.


Regras

  • Só pode pular com o mesmo pé com que começou o jogo (não vale trocar de pé).
  • A pedra não pode queimar a linha ou pular casas -por exemplo, passar diretamente da casa 2 para a casa 4.
  • Quem errar passa a vez para o seguinte.
  • Sempre que o jogador que errou voltar, ele recomeça de onde estava.
  • Só pode sair do jogo pela casa do sol (ver vídeo ao lado), chutando a pedra para fora da área da amarelinha.
  • Ganha quem conquistar mais casas no final.
Origem
Guajará Mirim (RO)
como brincar?