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Academia A ou B
Jeito de brincar
É desenhada uma amarelinha (também chamada de academia) tradicional no chão, mas o lugar do "céu" é chamado de "cabeção". Nele se escreve "AB". A casa antes da cabeça é o "pescoço". E, antes do pescoço, há dois quadrados lado a lado: em um se escreve "A" e em outro, "B". Confira o desenho em "como brincar", ao lado.
O brincante pula a amarelinha normalmente, com uma pedrinha na mão. Ao chegar aos dois quadrados onde se lê A e B, os outros participantes perguntam: "A ou B"? Ele escolhe e joga a pedra na letra que escolheu. Se acertar, continua pulando. Se errar, volta ao início do jogo.
Regras
- Só pode pular com o mesmo pé com que começou o jogo (não vale trocar de pé).
- Não pode apoiar a mão ou o outro pé no chão para pegar a pedrinha.
- Não pode pisar na linha ou fora do quadrado.
- Não pode pisar no quadrado em que estiver a pedrinha.
- Não pode jogar a pedrinha no quadrado errado.
- Quem errar passa a vez para o seguinte.
- Sempre que o jogador que errou voltar, ele recomeça de onde estava.
- Ganha quem conseguir chegar ao céu (no caso, o cabeção) primeiro sem errar.