Macaca
Jeito de brincar
As crianças desenham a macaca (ou amarelinha) como indicado no desenho (confira em "como brincar"). Na macaca, um local é reservado para guardar as patelas (ou pedrinhas) usadas pelos participantes. Ao lado da casa um, há duas alças. Nessa área, os participantes podem pisar, aproximando-se mais de outras casas.
O primeiro participante joga a patela na casa um e segue pulando nas outras, até chegar à área do céu e da terra, onde pode pisar, girar e retornar ao começo. Faz isso nas casas seguintes, até errar. Se errar na casa quatro, por exemplo, deixa sua patela parada ali e o participante seguinte não poderá pisar ali.
Vale fazer carrinho de mão: uma criança pega nos pés de quem está jogando, que avança com as mãos sobre a macaca, passando pelas casas que não podem ser pisadas. Outro passo permitido nesse caso é dar uma estrela sobre a macaca, pisando só nas casas permitidas.
A pedrinha tem que ser lançada também nas casas da terra e do céu. Depois que o participante lançou as pedrinhas nessas casas e acertou, tem que ficar de costas para a macaca e jogar a pedrinha. Na casa onde a pedrinha cair, o participante faz uma marca, pois a área é sua e ninguém mais pode pisar lá.
Regras
- Só pode pular com o mesmo pé com que começou o jogo (não vale trocar de pé).
- Não pode pisar na linha ou fora do quadrado.
- Não pode pisar no quadrado em que estiver a pedrinha da participante da jogada anterior.
- Não pode jogar a pedrinha no quadrado errado.
- Quem errar passa a vez para o seguinte.
- Sempre que o jogador que errou voltar, ele recomeça de onde estava.