Macaca 2
Jeito de brincar
Os participantes desenham no chão um quadrado, dividido em outros 12 quadrados (confira o desenho ao lado, clicando em "como brincar"). Para brincar, cada um usa seu chinelo de borracha.
É justamente chutando o chinelo, de casa em casa, que os participantes avançam nessa amarelinha. Com o pé que pulou na área da macaca, tem que seguir pulando até o fim.
Se o chinelo escapa da casa certa ao ser chutado pelo participante, este dá vez ao próximo. O chinelo fica ali, até que ele volte a jogar, a partir da mesma casa.
Quem chegar até o final escolhe e marca uma casa, que será sua. Ninguém mais poderá pisar ali. O dono da casa pode pisar ali com os dois pés. Mas os outros participantes podem "pedir casinha" para o dono, e ele marca uma área no quadrado onde os colegas podem pisar.
O jogo segue, até que todas as casas estejam marcadas. Quem tiver mais casas no final ganha.
Regras
- Só pode pular com o mesmo pé com que começou o jogo (não vale trocar de pé).
- Não pode pisar na linha ou fora do quadrado.
- Não pode pisar no quadrado que já tiver dono; o dono, no entanto, pode dar uma área pequena onde o colega pode pisar.
- Não pode jogar o chinelo no quadrado errado.
- Quem errar passa a vez para o seguinte.
- Sempre que o jogador que errou voltar, ele recomeça de onde estava.