biblioteca

“A Arte de Brincar”
São mais de 200 brincadeiras e jogos tradicionais, daqueles que brincavam nossos pais e avós na praça e na rua, sem muitos brinquedos. A coletânea é dividida em 12 tipos - desde os de adivinhar até os de salão.
Autora: Adriana Friedmann
Editora Vozes
“A Descoberta do Brincar”
Com um histórico do brincar no Brasil, o livro analisa a relação das brincadeiras com o comportamento das crianças. Com enfoque no desenvolvimento infantil, a publicação traz a opinião de crianças, pais e especialistas.
Autoras: Janine J. Dodge e Maria Ângela Barbato Carneiro
Editora Melhoramentos
“A História do Brinquedo”
Relata a origem de brincadeiras e brinquedos, desde os mais tradicionais, como pião e boneca, até aqueles criados mais recentemente, como Tamagotchi e Pokémon.
Autora: Cristina Von
Editora Alegro
“Atividades Recreativas - para Divertir e Ensinar”
Voltado aos educadores, o livro apresenta 50 brincadeiras que estimulam o desenvolvimento pedagógico da criança, além de incentivar a sociabilidade e a diversão.
Autora: Angela Cristina Munhoz Maluf
Editora Vozes
“Brincadeiras Criativas para o Seu Filho”
Mostra o passo a passo da elaboração de mais de 20 brinquedos manuais voltados a crianças de dois a quatro anos. A publicação também é direcionada à filosofia educacional Waldorf/Rudolf Steiner, que é voltada ao desenvolvimento infantil sob a perspectiva natural e holística.
Autores: Christopher Clouder e Janni Nicol
Editora Publifolha
“Brincar É Preciso!”
O guia ensina mães, pais e educadores a participarem de maneira positiva das brincadeiras com as crianças. O manual também dá ênfase nas medidas que asseguram o direito do brincar.
Autora: Marilena Flores Martins
Editora Evoluir
“Brincadeira e Cultura: Viajando pelo Brasil que Brinca - Volumes 1 e 2”
Reúne pesquisas sobre o brincar e as brincadeiras típicas de crianças e adolescentes em diversas regiões do país. Nelas, os autores buscam explorar algumas teses centrais: a criança como agente de sua própria experiência; a brincadeira como fenômeno cultural, sendo a criança ativa na transmissão, na elaboração e na recriação dessa cultura; a dinâmica inseparável entre universalidade e diversidade do ser humano.
Autores: Ana M. A. Carvalho, Celina M. C. Magalhães, Fernando A. R. Pontes e Ilka D.Bichara
Editora Casa do Psicólogo
“Brincadeiras Engraçadas”
Apresenta 30 jogos e brincadeiras que começam ou terminam com boas risadas, para descontrair o ambiente escolar ou o familiar.
Autor: Volney J. Berkenbrock
Editora Vozes
“Brincando”
Selecionar, classificar, organizar, seriar, compor e decompor são operações do pensamento essenciais no desenrolar de jogos e brincadeiras. A proposta do livro é mostrar que muitas brincadeiras são capazes de desenvolver a aprendizagem, propiciando a evolução do conhecimento e do raciocínio lógico.
Autores: Nylse Helena Silva Cunha e Sandra Kraft do Nascimento
Editora Vozes
“Brincando com..."”
A série traz o passo a passo para criar brinquedos e brincadeiras como aviões de papel, dobraduras, embalagens vazias, lãs/linhas/retalhos, madeira, origamis, papel, pipas, teatro de bonecos, vento. Ao todo, são 26 volumes.
Autores: vários
Editora Martins Fontes
“Brinquedo e Infância”
Para educadores que trabalham com crianças de zero a três anos, enfoca o brincar como estratégia potencializadora do desenvolvimento. Aborda essa fase da criança, aprofunda cada uma das etapas evolutivas e apresenta os brinquedos mais adequados para estimular os aspectos afetivo, visual, tátil, auditivo, motor, da linguagem e de espaço e tempo.
Autora: Santa Marli Pires dos Santos
Editora Vozes
“Brinquedoteca”
São 75 jogos, brinquedos e brincadeiras resgatados da cultura popular brasileira. Nos brinquedos, traz os materiais necessários para confeccioná-los, como fazê-los e conta sua história; nos jogos, traz também as regras.
Autora: Natividade Pereira
Editora Paulinas
“Cultura Popular e Folclore na Educação”
Com moldes e fotos, ensina como fazer personagens do folclore de cada uma das regiões brasileiras -boitatá, boto, bumba-meu-boi, mula-sem-cabeça e sereia, entre outros-, acompanhados de brincadeiras, canções, poemas e histórias.
Autora: Natividade Pereira
Editora Paulinas
“Cultura Popular do Vale do Paraíba”
Jongo, congada, folia de reis, umbigada e mais um punhado de manifestações culturais da região paulista do vale do Paraíba são descritas na publicação. Acompanha CD com músicas folclóricas.
Autora: Jacqueline Baumgart
Editora Modelo
“Folclore Infantil”
Vários jogos e brincadeiras da cultura popular: acalantos, parlendas, adivinhas, jogos e cantigas de roda.
Autor: Veríssimo de Melo
Editora Itatiaia
“Giramundo - e Outros Brinquedos e Brincadeiras dos Meninos do Brasil”
Mais de 30 brinquedos manuais, boa parte deles oriunda da Amazônia, são apresentados neste livro. Bem detalhado e rico em imagens, o livro ensina a brincar de elástico, pular amarelinha e jogar cinco-marias. Ganhou o Prêmio Jabuti na categoria educação em 2008.
Autora: Renata Meirelles
Editora Terceiro Nome
“Invente Jogos”
Ganhando confiança e aumentando sua capacidade, a criança desenvolverá as habilidades de raciocínio criativo e crítico necessárias para obter sucesso na sala de aula e em casa. As brincadeiras selecionadas ajudam os pequenos na escrita, na leitura e na matemática.
Autores: Cheryl Gerson Tuttle e Penny Paquette
Edições Loyola
“Jogo, Brinquedo, Brincadeira e a Educação”
Coletânea de artigos mostra como o brincar surge ao longo da história da humanidade relacionado à criança e à educação, assumindo diversos significados.
Organizadora: Tizuko Morchida Kishimoto
Editora Cortez
“Jogos, Projetos e Oficinas para Educação Infantil”
Brincadeiras, jogos, músicas, oficinas de trabalho para datas comemorativas, adivinhas, ditados populares, parlendas e trava-línguas para educadores enriquecerem sua prática pedagógica.
Autores: Arnaldo Rodrigues, Marília Centurión, Margaret Presser e Sorel Silva
Editora FTD
“Jogos e Brincadeiras”
A proposta é ir além do ato de jogar para o ato de preparar e confeccionar o jogo. Mais que uma simples brincadeira, a ideia é brincar de brincar. Reúne atividades para crianças de cinco a dez anos.
Autora: Telma Teixeira de Oliveira Almeida
Editora Cortez
“Jogos e Brincadeiras Musicais”
Apresenta 20 propostas de atividades para serem realizadas individualmente ou em grupo, com o objetivo de despertar a criança para a sonoridade do ambiente, por meio de brincadeiras que estimulam a percepção.
Autora: Alliana Daud
Editora Paulinas
“Jogos e Brincadeiras do Povo Kalapalo”
Dados históricos, culturais e simbólicos dos índios dessa etnia, habitantes do Alto Xingu, no Mato Grosso, são contextualizados na apresentação de jogos e brincadeiras. Acompanha documentário em DVD, que ensina brincadeiras indígenas.
Autores: Marina Herrero, Ulysses Fernandes e João Veridiano Franco Neto
Editora Sesc SP
“Jogos Infantis - o Jogo, a Criança e a Educação”
A partir da relação entre o jogo e a criança, o livro descreve as raízes históricas das brincadeiras no Brasil, com estudos de natureza etnográfica -as atividades lúdicas são mostradas a partir da herança cultural dos índios, negros e brancos.
Autora: Tizuko Morchida Kishimoto
Editora Vozes
“Lenga la Lenga - Jogos de Mãos e Copos”
Mais do que um registro de brincadeiras e canções tradicionais, o livro é um material estimulante para o ensino musical infantojuvenil. Destaque para os jogos de mão. Inclui CD de áudio e CD-rom com jogos interativos e vídeos.
Autores: Sérgio Paulo Ribeiro de Freitas e Viviane Beinek
Editora Ciranda Cultural
“Linha e Rodinha”
Traz mais de 500 jogos e brincadeiras, 180 gravados em CD, para desenvolver a expressão corporal e musical e a psicomotricidade.
Autora: Regina Maria Ruz Mafra
Edições Loyola
“Mãe da Rua”
Bafo, búlica, finca e sela são nomes que fizeram parte da infância de garotos que moraram na cidade de São Paulo há umas cinco décadas. Esses e outros 17 jogos estão reunidos nesta obra, para ser compartilhada entre pais e filhos.
Autor: Ettore Bottini
Editora Cosac Naify
“Meu Tempo e o Seu”
Coletânea de contos sobre a infância escritos por adultos e pelas próprias crianças. O livro faz um túnel no tempo ao mostrar histórias antigas sobre costumes e hábitos, a partir da perspectiva de autores como o cartunista Ziraldo e o escritor Fernando Bonassi.
Organizadores: João Basílio e Maria Teresa Leal
Editora Lê
“90 Ideias de Jogos e Atividades para Sala de Aula”
A proposta é convidar e conduzir os educadores a romper com a pedagogia que interdita a criatividade, a imaginação e a fantasia, apresentando sugestões teóricas e práticas de atividades, brincadeiras e jogos.
Autores: Ana Maria Ferlin e Daisy Gomes
Editora Vozes
“O Brincar no Cotidiano da Criança”
Aborda como a criança brinca, por que e como observá-la no processo do brincar e como trazer para o seu cotidiano as brincadeiras tradicionais.
Autora: Adriana Friedmann
Editora Moderna
“O Brinquedo na Literatura Infantil: Uma Leitura Psicanalítica”
Sob a perspectiva da psicanálise, o livro aborda a relação da literatura com as brincadeiras e mostra que o livro pode funcionar como um brinquedo.
Autora: Ninfa Parreiras
Editora Biruta
“O Desenvolvimento da Criança Através do Brincar”
Aborda o aspecto educacional do brincar infantil com foco nas questões culturais. Enfoca as questões teóricas que dizem respeito ao âmbito do jogo infantil e à importância do resgate das brincadeiras tradicionais. Inclui pesquisa de estudos sobre o lúdico publicados nos últimos 20 anos.
Autora: Adriana Friedmann
Editora Moderna
“O Universo Simbólico da Criança”
O livro reflete sobre o quanto as imagens, os símbolos, os mitos, os signos fazem parte de nossa vida e como eles desenvolvem uma formação humanística na criança. Analisa também o que eles trazem de fundamental para a educação infantil.
Autora: Adriana Friedmann
Editora Vozes
“Tradição e Criação de Jogos”
Qual será a origem de jogos tradicionais como amarelinha corre, cutia e mãe da rua? O livro analisa as características dessas e de mais de 60 brincadeiras, que são explicadas passo a passo.
Autor: Patrício Casco
Editora Peirópolis