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Amarelinha 11

Jeito de brincar

O participante começa atirando a pedra na casa "1" e vai pulando com um pé e com os dois pés alternadamente conforme a figura: com um pé, quando o número estiver sozinho ou com dois pés, um em cada número, quando um estiver ao lado do outro.

Na volta, ele para na casa "2" e retira a pedra que está na casa "1" com a mão.

Depois, lança a pedra para a casa "2" e segue o mesmo trajeto até chegar à casa "12".

A criança pode usar a área ao lado das casas "1" e "2" para descansar.

Depois de terminar, é preciso fazer todo o trajeto de novo, carregando a pedra em diferentes partes do corpo (por exemplo: em cima da cabeça, na palma da mão, no peito do pé).


Regras

  • Só pode pular com o mesmo pé com que começou o jogo (não vale trocar de pé).
  • Não pode apoiar a mão ou o outro pé no chão para pegar a pedrinha.
  • Não pode pisar na linha ou fora do quadrado.
  • Não pode pisar no quadrado em que estiver a pedrinha.
  • Não pode jogar a pedrinha no quadrado errado.
  • Quem errar passa a vez para o seguinte.
  • Sempre que o jogador que errou voltar, ele recomeça de onde estava.
  • Ganha quem conseguir chegar ao céu primeiro sem errar.
Origem
São Paulo (SP)
como brincar?