Notícias
Assine a Folha
Busca
Anterior Próxima

Amarelinha 5

Jeito de brincar

As crianças desenham a amarelinha tradicional, como indicada no desenho ao lado. E o grupo decide quem vai começar a brincadeira.

Quando a pedra cai em cima da linha da amarelinha, o participante pode ter uma segunda chance.

Ele fica de costas para o desenho, e outra criança vai colocando e tirando a pedra do quadrado, enquanto diz: "Meia lua 1,2,3".

Quando ouvir o número 3, a criança que está de costas deve dizer se a pedra está dentro ou fora do quadrado. Se acertar, ganha uma nova chance de continuar pulando, como se não tivesse errado. Se errar, dá a vez para o próximo jogador.


Regras

  • Só pode pular com o mesmo pé com que começou o jogo (não vale trocar de pé).
  • Não pode apoiar a mão ou o outro pé no chão para pegar a pedrinha.
  • Não pode pisar na linha ou fora do quadrado.
  • Não pode pisar no quadrado em que estiver a pedrinha.
  • Não pode jogar a pedrinha no quadrado errado.
  • Quem errar passa a vez para o seguinte.
  • Sempre que o jogador que errou voltar, ele recomeça de onde estava.
  • Ganha quem conseguir chegar ao céu primeiro sem errar.
Origem
São Paulo (SP)
como brincar?