Anterior
Próxima
Amarelinha 11
Jeito de brincar
O participante começa atirando a pedra na casa "1" e vai pulando com um pé e com os dois pés alternadamente conforme a figura: com um pé, quando o número estiver sozinho ou com dois pés, um em cada número, quando um estiver ao lado do outro.
Na volta, ele para na casa "2" e retira a pedra que está na casa "1" com a mão.
Depois, lança a pedra para a casa "2" e segue o mesmo trajeto até chegar à casa "12".
A criança pode usar a área ao lado das casas "1" e "2" para descansar.
Depois de terminar, é preciso fazer todo o trajeto de novo, carregando a pedra em diferentes partes do corpo (por exemplo: em cima da cabeça, na palma da mão, no peito do pé).
Regras
- Só pode pular com o mesmo pé com que começou o jogo (não vale trocar de pé).
- Não pode apoiar a mão ou o outro pé no chão para pegar a pedrinha.
- Não pode pisar na linha ou fora do quadrado.
- Não pode pisar no quadrado em que estiver a pedrinha.
- Não pode jogar a pedrinha no quadrado errado.
- Quem errar passa a vez para o seguinte.
- Sempre que o jogador que errou voltar, ele recomeça de onde estava.
- Ganha quem conseguir chegar ao céu primeiro sem errar.