Amarelinha 1
Jeito de brincar
Os participantes desenham um diagrama que vai desde o inferno até o céu.
Quem for escolhido para começar o jogo fica no inferno e lança uma pedrinha no número 1.
Depois, tem que pular direto para as casas 2 e 3, com um pé em cada número e seguir assim: com um pé só nos números que estiverem sozinhos ou nos que estão ao lado de um número em que esteja a pedra e com os dois pés nas casas que estão lado a lado.
Quando chegar ao céu, a criança pode pisar com os dois pés. Dali, ela tem que se virar e voltar pulando tudo de novo.
Quando chegar aos números 2 e 3, pega a pedrinha do número 1 e, sem pisar nele, pula com os dois pés de volta ao inferno.
O próximo a jogar lança a pedrinha ao número 2. Pula com um pé só nos números 3 e 4 e segue pulando de acordo com as regras.
Os outros jogadores têm de fazer o mesmo jogando a pedrinha em cada um dos números
Regras
- Só pode pular com o mesmo pé com que começou o jogo (não vale trocar de pé).
- Não pode apoiar a mão ou o outro pé no chão para pegar a pedrinha.
- Não pode pisar na linha ou fora do quadrado.
- Não pode pisar no quadrado em que estiver a pedrinha.
- Não pode jogar a pedrinha no quadrado errado.
- Quem errar passa a vez para o seguinte.
- Sempre que o jogador que errou voltar, ele recomeça de onde estava.
- Ganha quem conseguir chegar ao céu primeiro sem errar.